Notícias

1ª Expedição Cana Sustentável é realizada pela Usina Cerradão

Há mais de uma década a história da Usina Cerradão começou a ser escrita junto a comunidade e nada mais justo que abrir as portas e compartilhar um pouco dessa vivência. Pensando nisso é que a 1ª Expedição Cana Sustentável foi realizada no dia 4 de julho.

A primeira edição do projeto contou com a participação de mais de 30 alunos da Escola Municipal Odílio Fernandes, da Boa Esperança, com idade entre 8 e 11 anos.

O trajeto da expedição apresentou diversos setores de atuação da usina, dentre eles o trabalho desenvolvido na área agrícola, industrial e ambiental.

Durante a tarde de muito aprendizado, as crianças classificaram vários momentos como marcantes, como o voo do avião, passeio nos maquinários agrícolas e o tour pela planta industrial.

Para a pequena Graziela da Silva, a emoção foi um pouco além ao acompanhar, de dentro de uma colhedora, o processo de colheita. “Descobri que a colhedora corta a cana, separa a palha e os pedacinhos são levados para a usina. E que as palhas que ficam no chão viram adubo para a terra. Eu amei ter andado lá”, contou empolgada.

Ao final da visita, diversas espécies de mudas de árvores nativas do Cerrado foram entregues às crianças, além de presentes doados pela parceira Copersucar.

Sandra Regina da Silva, diretora da escola, comentou sobre o projeto. “Foram momentos de muito aprendizado tanto para as crianças, quanto para nós professores. Nós não tínhamos noção da dimensão deste trabalho realizado pela usina e esta interação entre usina, colaboradores e escola foi de extrema importância”.

A coordenadora de RH da Usina Cerradão, Laila Peres, destaca os objetivos da Expedição Cana Sustentável. “Este programa de visita, aberto a comunidade, é de extrema importância para a aproximação e a conscientização ambiental, principalmente em se tratando de crianças que são nosso futuro. A Expedição foi um sucesso e mais edições como esta estão por vir, este é só o começo!”.

 

 

Galeria de Fotos